A maturação da carne bovina não se refere à idade do gado, mas sim à quantidade de tempo que a carne foi armazenada e refrigerada após o abate. Maturar a carne bovina envolve armazenar a carne em temperaturas refrigeradas para melhorar a maciez e o sabor.
Existem duas opções para a maturação da carne bovina: maturação a úmido e maturação a seco.
Vamos explorar os dois métodos.
A maturação a úmido inclui armazenar a carne em sacos herméticos selados sob refrigeração (de 0°C a 1°C) por até 3 semanas. A maturação a úmido resulta em um sabor tradicional de carne bovina e é o método de maturação mais comum.
A maturação a seco é menos comum do que a maturação a úmido devido à complexidade e ao custo. A carne bovina é armazenada descoberta em uma câmara refrigerada (de 0°C a 1°C) sob umidade e fluxo de ar controlados por até 4 semanas. A maturação a seco resulta em um sabor distintivo de carne bovina assada e escura.
Se você está procurando um corte magro para um jantar em família durante a semana ou um grande corte macio para sua assadeira de feriado, nossas coleções de cortes fornecerão tudo o que você precisa para escolher o corte perfeito na próxima vez que estiver no açougue.
A classificação da carne de vaca estabelece os padrões para os vários níveis de qualidade da carne. O programa de classificação da carne de vaca utiliza especialistas altamente treinados e, por vezes, instrumentos de classificação para determinar a classificação oficial de qualidade. A classificação de qualidade da carne de vaca é voluntária, administrada pelo USDA e paga pelos empacotadores de carne.
A classificação é determinada principalmente pelo grau de marmoreio — as pequenas manchas de gordura dentro do músculo da carne. O marmoreio proporciona sabor, maciez e suculência à carne e melhora a palatabilidade geral. Outros fatores de classificação incluem a idade do animal, e a cor e textura do músculo.
Vamos explorar os diferentes tipos de carne.
A carne bovina Prime é produzida a partir de gado jovem e bem alimentado. Apresenta abundante marmoreio, é produzida em quantidades menores do que outros cortes e é frequentemente vendida em hotéis e restaurantes. Assados e bifes Prime são excelentes para assar, grelhar ou cozinhar na brasa.
A carne bovina Choice é de alta qualidade e produzida em maior quantidade, mas tem menos marmoreio do que a Prime. Assados e bifes Choice, especialmente da costela e do lombo, serão muito macios, suculentos e saborosos. Eles são adequados para assar, grelhar e cozinhar na brasa. Cortes menos macios são perfeitos para cozimento lento.
A carne bovina Select é um pouco mais magra do que a Prime e a Choice, pois tem menos marmoreio. Pode apresentar menos maciez, sabor e suculência em comparação com os cortes de maior qualidade. A carne de grau Select muitas vezes se beneficia do cozimento lento ou da marinada antes de ser grelhada ou assada.
A Diferença
Você provavelmente já viu vários rótulos indicando que a carne bovina é “natural” ou “alimentada com capim”. Mas o que esses rótulos significam? Todo gado passa a maior parte de suas vidas comendo capim em pastagens. No entanto, a carne bovina pode ser finalizada de várias maneiras, oferecendo opções quando você estiver no açougue do seu supermercado local ou em um restaurante.
Vamos explorar a diferença entre as várias opções de carne bovina, incluindo carne bovina alimentada com capim e carne bovina alimentada com grãos, além de alguns outros rótulos populares. Para obter informações adicionais sobre o conteúdo nutricional das diferentes opções de carne bovina, baixe este infográfico.
O gado alimentado com capim passa toda a sua vida pastando e se alimentando de pastagens. Esse gado também pode comer forragem, feno ou silagem no curral. Além disso, o gado alimentado com capim pode ou não receber antibióticos aprovados pela FDA para tratar, prevenir ou controlar doenças e/ou hormônios promotores de crescimento.
O gado alimentado com grãos, assim como o alimentado com capim, passa a maior parte de suas vidas comendo capim e forragem em pastagens. Quando a carne bovina é alimentada com grãos, o gado tem liberdade para comer uma dieta equilibrada de grãos, ingredientes locais, como cascas de batata ou beterrabas, e feno ou forragem no curral. Da mesma forma, o gado alimentado com grãos pode ou não receber antibióticos aprovados pela FDA para tratar, prevenir ou controlar doenças e/ou hormônios promotores de crescimento.
A carne bovina orgânica certificada, designada pelo rótulo oficial, vem de gado que nunca recebeu antibióticos ou hormônios promotores de crescimento. Esse gado pode passar um tempo no curral e pode ser alimentado com capim ou grãos, desde que o Serviço de Marketing Agrícola do USDA certifique que a ração é 100% cultivada organicamente.
A carne bovina criada de forma natural vem de gado que nunca recebeu antibióticos ou hormônios promotores de crescimento. Essa carne pode passar um tempo no curral e pode ser alimentada com grãos ou capim.
Visite a Universidade USMEF!